LayBack PRO 2022 – Praia Mole

Publicado por: laybackadmin 12 de abril de 2022

 

Finalistas LayBack PRO 2022 – Praia Mole – Foto: Marcio David

O LayBack PRO apresentado pela Prefeitura de Florianópolis fechou os rankings regionais de 2021/2022 da World Surf League Latin America entre os dias 06 e 10 de abril na Praia Mole. Foram coroados o campeão Yago Dora e a campeã sul-americana Sofia Medina de surfe profissional da temporada 2021/2022 e também foram definidas as listas dos surfistas do continente para disputar o Challenger Series 2022. A segunda edição do LayBack PRO aconteceu com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres.

A Metha Energia patrocinou o evento levantando a bandeira da sustentabilidade dia a dia, com distribuição de energia limpa e ações que causem real impacto. A Metha Energia foi responsável pela compensação de carbono, utilizando Crédito de Carbono Azul. O Carbono Azul está relacionado aos ecossistemas da costa marinha, e envolve desde algas a mangues e pântanos salgados, e é essencial para diminuir o aquecimento global. Seu impacto é maior por armazenar carbono com mais eficiência do que as plantas terrestres, durante o processo de fotossíntese. A Metha Energia busca a melhor solução para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

 

Dia 01

Adriano de Souza, o Mineirinho. Foto: Marcio David

O campeão mundial Adriano de Souza foi o destaque do primeiro dia do LayBack PRO. Mineirinho fez os recordes do campeonato nas ondas da Praia Mole, atingindo 14,84 pontos com a nota 8,17 da última onda que surfou na 13.a bateria do dia.

 

Dia 02

Juliana Santos. Foto: Marcio David

ESTREIA DO FEMININO – O segundo dia do LayBack PRO começou pela estreia das mulheres na Praia Mole. A catarinense Isabelle Nalu ganhou a primeira, mas o destaque foi a cearense Juliana Santos, que fez os recordes do feminino na segunda bateria, nota 7,50 e 13,33 pontos.

No masculino, o catarinense Heitor Mueller foi um dos destaques fechando o dia aumentando de 14,84 para 15,50 o recorde de pontos de Adriano de Souza.

 

Dia 03

A campeã sul-americana da temporada 2021/2022 da World Surf League Latin America, Sofia Medina. Foto: Marcio David

Sophia Medina confirmou o título de campeã sul-americana da temporada 2021/2022 da World Surf League Latin America com sua classificação para as quartas de final do LayBack PRO, na bateria que fechou a sexta-feira de boas ondas na Praia Mole. Laura Raupp não começou bem sua bateria, mas achou uma boa onda para mostrar a potência do seu surfe e conseguir a maior nota do dia entre as meninas, 8,00. Saiu do último para o primeiro lugar e garantiu sua classificação para o Challenger Series 2022, com a passagem para as quartas de final.

NOVOS RECORDES – Os homens comandaram o show nas ondas da Praia Mole, registrando novos recordes na história do LayBack PRO em Florianópolis. O cearense Michael Rodrigues aumentou seu próprio recorde de pontos do ano passado, de 16,30 para 16,33. Ele igualou a nota 9,00, que foi a maior de 2021, com um aéreo “full rotation stalefish” incrível de frontside.

Michael Rodrigues. Foto: Marcio David

 

Dia 04

Michael Rodrigues comandou o show de surfe no sábado de praia lotada e voltou a bater seu próprio recorde com seus aéreos e manobras de borda executadas com muita pressão, totalizando 17,50 pontos com outra nota 9,00 e 8,50.

Michael Rodrigues. Foto: Marcio David

 

SEMIFINAIS FEMININAS – Na categoria feminina, as semifinais foram definidas nas baterias que fecharam o sábado de praia cheia. Laura Raupp, conseguiu mais uma virada emocionante nas últimas ondas que surfou no duelo com Kiany Hyakutake.

Laura Raupp. Foto: Marcio David

 

Finals Day

Michael Rodrigues deu um verdadeiro espetáculo para fechar com chave-de-ouro o LayBack PRO. Ele foi aumentando seus próprios recordes a cada apresentação e sacramentou a vitória com um aéreo full rotation, que arrancou a única nota 10 nos 2 anos da etapa do World Surf League (WSL) Latin America Qualifying Series em Santa Catarina. Alan Jhones também deu seu show, mas Michael parecia imbatível e ganhou o título por incríveis 19,13 a 16,10 pontos. Na outra decisão, a peruana Daniella Rosas derrotou a brasileira Summer Macedo, que precisava da vitória para ficar com a última vaga para o Challenger Series 2022.

Michael Rodrigues no aéreo full rotation nota 10 da final no domingo. Foto: Marcio David

 

Daniella Rosas conquistando sua primeira vitória no Brasil. Foto: Marcio David

 

CAMPEÃO SUL-AMERICANO – O LayBack PRO fechou os rankings regionais de 2021/22 da WSL Latin America, coroando o campeão e a campeã sul-americana da temporada e definindo as últimas classificações para o Challenger Series 2022. A jovem Sophia Medina, 16 anos, confirmou o título feminino na sexta-feira e ninguém conseguiu tirar o primeiro lugar de Yago Dora no ranking masculino.

Sophia Medina e Yago Dora com os troféus dos títulos sul-americanos de 2021/22. Foto: Marcio David

 

VAGAS NO CHALLENGER – O LayBack PRO foi emocionante, com a batalha pelas vagas regionais para o Challenger Series sendo travada quase a cada bateria, desde o primeiro dia do evento iniciado na quarta-feira. Os top-10 do ranking masculino foram definidos no sábado. Os sul-americanos que vão disputar vagas para o World Surf League Championship Tour são o argentino Santiago Muniz e os brasileiros Michael Rodrigues, Alex Ribeiro, Willian Cardoso, Eduardo Motta, Wesley Leite, Marco Fernandez, Raoni Monteiro, Robson Santos e Matheus Navarro.

Na categoria feminina, estão classificadas a nova campeã sul-americana, Sophia Medina, a peruana bicampeã da WSL Latin America em 2019 e da temporada 2020/21, Daniella Rosas, a catarinense Laura Raupp e Summer Macedo.

LAYBACK PRO NA PRAINHA – Depois de duas edições de grande sucesso na sempre cheia Praia Mole de Florianópolis, outro LayBack Pro será realizado ainda esse ano. Já está confirmado para os dias 14 a 19 de junho, o LayBack PRO Rio na paradisíaca Prainha, na capital do Rio de Janeiro. Assim como o evento de Santa Catarina, a etapa do WSL Qualifying Series será disputada pelas categorias masculina e feminina e com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres.